quinta-feira, 26 de março de 2020

TRÊS AVISOS DE GATO


(1)

Um som distante
Deixa a luz espalhar-se
como água no chão.
Ronrom sussurrante
que inspira e expira tempo.

Trigo fecha os olhos e diz-me
que sonhou borboletas
que sonhou colibris a entrar pela janela
e querendo escapar pela claraboia
que sonhou minhocas
que sonhou um enorme jardim
que sonhou carícias de madeira e tecido
que sonhou outros gatos, noutros tempos,
e não sabe se foram as suas sete vidas
que sonhou transeuntes que lhe falam pela janela
que sonhou que o seu rabo o embalava
que sonhou que mascava bolas de plástico,
brinquedos, pedaços de vida carregados de trabalho
que sonhou que dormia comigo
para acordar de novo
para me contar os seus sonhos


(2)

Gostas do cheiro dos meus passos
Quando a porta abre o barulho dos carros,
vens para concentrar o calor da tua cabeça
nos meus pés descalços
mordes nas minhas desventuras
limpas com a tua língua
o percurso que não deu frutos
pedaço de língua e cabelo


(3)

Debaixo da cama
entre o espaço das meias rasgadas
e as borlas do tapete de lã
escondes
bocadinhos de amaranto
folhas de hortelã-pimenta
uma ponta desgastada da minha blusa
e os teus passos agachados
para me acordares de manhã

© Texto: Luz Lepe Lira
© Tradução: Xavier Frias-Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário